" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

domingo, 29 de abril de 2012

Faça sua vida valer a pena!

Texto: 1 Samuel 17:22-23

O Capítulo 23 do 1º livro de Samuel descreve uma das histórias mais conhecidas de toda Bíblia. O episódio de Davi matando o Gigante com uma pedrada, atirada por uma funda (uma espécie de estilingue sem forquilha)  é tão conhecido que, todas as vezes que alguém precisa vencer alguma batalha que está alem da sua possibilidade de vencê-la, acaba fazendo referência a uma luta de "Davi contra Golias". Se você é um cristão que foi levado a igreja desde pequeno, então já deve ter pintado está história uma dezena de vezes
(vamos mudar nosso repertório #fica a dica).

Geralmente, as lições aprendidas desse texto se referem a vitória de Davi contra o Gigante, e os temas variam entre fórmulas e receitas para alcançar sucesso ou preparando nos para alcançar o impossível. Mas, na verdade, acredito que o mais importante nesse episódio é ver como Deus usou a vida de um moço para fazer algo relevante. Se não fosse por Davi, o povo de Israel teria sido derrotado e ficariam submetidos aos Filisteus. Algumas atitudes de Davi foram importantes para vencer essa batalha e podemos aprender algumas lições:

  • Seja sensível a dor alheia (17:17-22) - aquele era um dia normal na vida de Davi. Sua incumbência era ir ao front de batalha e levar a refeição ao chefe da guarda e para seus irmãos. Mas, ao ver a afronta do Gigante Filisteu e o povo amedrontado, o menino decidiu que era preciso fazer alguma coisa. As vezes, como Igreja, ficamos tão preocupados com os detalhes do lado de dentro do templo, que esquecemos que nosso maior trabalho está do lado de fora dele. Quantas pessoas que, de alguma forma estão passando por lutas, você sabe disso, e no entanto, não está fazendo nada para ajudá-los? Charles Spurgeon dizia: "Você não deseja que os outros sejam salvos? Então você também não é salvo, tenha certeza disso!"
  • Lute contra a descrença (17:24) - Davi sabia que, apesar da descrença de todos, Deus poderia fazer alguma coisa a respeito daquilo. É sempre bom lembrar que, sem Deus, aquela batalha seria impossível de ser vencida. Enquanto Davi era um simples pastor de ovelhas, Golias era um guerreiro preparado, sem levar em conta as vantagens bélicas, físicas, etc. Você acredita que Deus pode fazer o impossível? Então, quando estiver diante de uma situação que está alem de sua possibilidade faça essa pergunta: O que Deus pode fazer a respeito disso? 
  • Disponha -se (17:22) - Davi se dispôs a lutar contra aquele gigante, mesmo conhecendo suas desvantagens e limitações. Quando estiver diante de uma grande necessidade também pergunte-se: O que eu posso fazer a respeito disso? 
  • Descubra o que te provoca indignação (17:23-26)- ao ficar diante daquela circunstância Davi exclamou: "quem é esse incircunciso filisteu que ousa afrontar o exército do Deus vivo!" Ficou indignado e foi a pessoa capacitada por Deus para resolver aquela situação. O que provoca indignação em você? Pessoas que passam fome? Pessoas que sofrem com doenças incuráveis? Os injustiçados socialmente? Pessoas oprimidas pelo maligno? Talvez Deus esteja querendo despertá-lo e usar você para ser um instrumento de sua graça na vida dessas pessoas!
Davi poderia ter se acomodado e ver seu povo sucumbir diante dos Filisteu, ao invés disso, se tornou o grande herói da nação e, posteriormente, um dos reis mais expressivos da história de seu povo. Coloque se a disposição e confie em Deus. Afinal de contas, você também pode marcar a história da vida de muitas pessoas e deixar a sua marca na história. 

Faça a sua vida valer a pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário