" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O canto da sereia!


“Uma ilha do Mediterrâneo era habitada por diversas sereias, cujos cantos atraíam os navegantes de forma irresistível. Ao aproximarem-se da ilha, seus barcos batiam nos recifes e naufragavam. As sereias, em seguida, devoravam suas vítimas. O herói Ulisses, desenvolveu uma solução simples porém eficaz: ordenou que sua tripulação tampasse os ouvidos com cera e amarrassem-no ao mastro, não podendo soltá-lo de forma alguma, ainda que ele gritasse para tanto. A ideia de Ulisses partiu do reconhecimento de sua própria fraqueza. Ele sabia que no impulso do momento, poderia ser abduzido pelo encanto das sereias. Sua racionalidade foi capaz de pesar isso antes na balança das preferências temporais, e isso salvou sua tripulação do fatal canto da sereia”. (Fonte: http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0685 extraído em 14/02/12)

O mito grego referido serve para ilustrar  bem o fenômeno do crescimento de algumas  Igrejas evangélicas brasileiras (quero que fique claro que eu não sou daqueles que acham que igrejas que crescem são ruins). Todos os dias, "elas" entoam seu canto em busca de novas vítimas (diferente de fiéis) que engrossem os números de seus seguidores ou de suas contas bancárias. Como a figura mitológica
grega, se apresentam belas e sedutoras, mas desprezam o amor. Tem um grande poder de atração, mas, tente se aproximar desses "grandes homens de Deus" para pedir um conselho; alguns minutos de sua atenção fora dos holofotes e das câmeras; uma ajuda para resolver algum problema financeiro emergencial (remédio, assistência básica, alguma conta de consumo, etc.) ou apele por uma visita no hospital e então  verá que você estava ali apenas para ser devorado. 

Eles sabem bem o que desejamos ouvir (e não o que precisamos ouvir) e, sem nenhum escrúpulo, nos prometem realizar todos nossos sonhos e resolverem nossos problemas. Misturam a verdade com ficção (muito parecido com um ser, esse nada mitológico) para tentar atrair sua atenção (inventam doenças e curas, simulam possessões, criam estórias, etc.).

O exemplo do herói Ulisses nos ajuda a meditar como fugir de suas garras. Precisamos reconhecer que, nossa natureza humana sempre se inclinando a satisfação dos nossos desejos e ambições, e se possível, da maneira mais fácil e mais rápida. Como o herói que se amarrou ao mastro do navio, deveríamos estar presos à cruz e tão atraídos por ela que, ninguém ou nenhuma coisa deveria nos afastar dela. Também, taparmos nossos ouvidos não apenas do seu canto (você pode começar a fazer isto usando seu controle remoto) mas, guardando nosso coração de buscar o cristianismo de mercado, seja ele monetário, emocional ou de bem estar a qualquer custo. 

Mas, a arma mais poderosa usada por Ulisses foi seu raciocínio! Para para pensar no que eles dizem. Pare para conhecer melhor as Escrituras (que já nos advertia que isso fatalmente iria acontecer). Um amigo certa vez me disse que, a melhor maneira de se combater uma heresia é se aplicando em conhecer a verdade. Pare para refletir sobre a vida! Afinal, crer também é Pensar!

  



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário