" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

sexta-feira, 20 de abril de 2012

COMO A BÍBLIA NOS ENSINA A LIDAR COM AS PRESSÕES DA VIDA



 O que é o estresse?

 É um termo usado em física e significa a pressão aplicada sobre um sistema qualquer que leva á sua deformação ou destruição. Na medicina, estresse passou a ser usado para enfrentar situações ameaçadoras a vida e a seu equilíbrio interno.
-         Estímulos absolutos: como ruído, falta de oxigênio, esgotamento físico, etc.
-         Estímulos relativos: problemas e dificuldades do dia - a - dia. São considerados relativos porque não dependem da quantidade dos fatores, mas sim da maneira como são interpretados.

A organização mundial de saúde considera o estresse como o mal do mundo, moderno e também a epidemia global, porque atinge as pessoas no mundo inteiro, independente das condições sociais, econômicas e culturais de cada país e de cada pessoa individualmente. Dados da OMS indicam que 400
milhões de pessoas sofrem de estresse no mundo todo.

 CAUSAS DE ESTRESSE NAS DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS.

-         Jovens: as causas mais comuns são os relacionamentos afetivos; conflito com os pais, dúvidas quanto ao futuro, e desempenho escolar e profissional.
-         Início da fase adulta: casamento, relacionamento com os filhos, na relação de emprego e na luta para alcançar a estabilidade financeira.
-         Na meia idade: alterações na relação conjugal, problemas com os filhos que enfrentam dificuldades, com os pais idosos doentes.
-         Na velhice: preocupação com a aposentadoria, perda da capacidade física, luto, doenças e pensamentos sobre a morte.


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO ESTRESSE?

-         Fala rápida e nervosa;
-         Tremores generalizados sem causa aparente;
-         Choro convulsivo e fácil;
-         Gagueira de fundo nervoso;
-         Distanciamento afetivo;
-         Solidão;
-         Impaciência;
-         Irritabilidade;
-         Frustração;
-         Perda do entusiasmo;
-         Tonturas e ligeiros desmaios;

ORIENTAÇÕES BÍBLICAS PARA LIDAR COM O ESTRESSE.

"No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33

Um dos grandes exemplos de homem na bíblia que teve que enfrentar uma situação de estresse foi Elias, depois de Ter vencido o desafio no Monte Carmelo e receber a notícia da ameaça de Jezabel Elias apresenta um quadro típico de estresse.

O progresso do Estresse passa por três fases:

  1. Auto – proteção: Você pensa que está seguro somente consigo mesmo, não quer confiar-nos outros.

“Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço”. II Reis 19:3

  1. Autocomiseração: Pena de si mesmo. Você passa a achar que é o único que está sofrendo.

“Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” II Reis 19:4.


  1. Auto punição: Você se torna réu e Juiz, condenando a si mesmo.

“Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” II Reis 19:4.


APRENDENDO A LIDAR COM O ESTRESSE:

  1. SAIBA QUEM VOCÊ É.

“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.” (Tiago 5:17).

    1. Os especialistas em saúde mental afirmam que o estresse, assim como a depressão, a ansiedade e outros distúrbios de comportamento, podem ter origem entre a imagem que uma pessoa tem de si mesma e a imagem que as outras pessoas têm dela.
    2. A insegurança sempre produz pressão, e quando estamos inseguros estamos sentimos sempre pressionados a fingir e a nos conformar; estabelecemos padrões irreais para nossa vida e, ainda que nos esforcemos ao máximo, não conseguimos atingir aqueles padrões. O resultado naturalmente é a tensão e pressão.
    3. Eu sei quem sou, quando sei a quem pertenço. Saiba a quem você está procurando agradar. Quando não sabemos a quem estamos tentando agradar caímos em três situações: na crítica (porque ficamos inquietos quanto àquilo que os outros vão pensar de nós), na competição (porque ficamos preocupados com a possibilidade de alguém nos passar a perna) e no conflito (porque passamos a nos sentir ameaçados quando alguém não concorda conosco). 


  1. NÃO SE ISOLE QUANDO TIVER DIFICULDADES

“Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço”. II Reis 19:3

    1. Elias queria ficar sozinho no momento em que mais precisava de companhia;
                                                              i.      O que não poderia ter acontecido se Elias não tivesse mandado embora seu servo.
                                                            ii.      Alguns propósitos da igreja são: Comunhão, encorajamento e confirmação da Palavra.

  1. NÃO PERCA A PERSPECTIVA.

“Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.”
II (Reis 19:10.)

“Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.” II (Reis 19:18.)

a.      Quando estamos desesperados perdemos o contato com a realidade;
                                                          iii.      Em relação às circunstâncias;
                                                          iv.      Em relação à soberania de Deus.

  1. PARE DE TENTAR SER SUPERCRENTE.

“Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada. E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?” II (Reis 19:11-13).


a.      Não seja mais duro com você do que Deus seria;
b.      Aproveite para descansar;
c.       Deixe que Deus trabalhe com você. Algum tempo sozinho com Deus pode servir como “sala de descompressão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário