" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vozes que Clamam!

        I.            TEMA
Ouça o Grito

      II.            TEXTO
 Zacarias 7:1-13

    III.            Objetivo
Evangelismo

    IV.            Introdução
Estamos sempre preocupados se Deus vai ou não ouvir nossas orações. Se Ele está atento a nossa voz. Queremos até que Ele nos ouça, mesmo quando não dizemos nada. Mas, sendo Deus um ser pessoal, não deveríamos estar abertos a também ouvi-lo?
      V.            Desenvolvimento


1.       Deus quer falar a nosso respeito;
a.       De coisas que Ele deseja fazer em nós;
b.      De coisas que Ele deseja fazer por nós;
c.       De coisas que Ele deseja fazer através de nós;
d.      De coisas que deveriam haver em nós.

2.       Deus deseja que ouçamos as vozes do estrangeiro;
a.         O homem não pode salvar-se pelos seus próprios esforços. Suas obras não podem levá-lo ao céu. Sua religiosidade não é suficiente para reconciliá-lo com Deus. A salvação não é um caminho que abrimos da terra para o céu. Ela vem do céu a terra, de Deus para o homem.
b.      O evangelho é a maior necessidade do mundo e a evangelização é a maior expressão de amor da igreja pelo mundo.
c.       O evangelismo implica em palavra e ação.
                                                              i.       Não basta falar, é preciso viver.
                                                            ii.      Não basta viver, é preciso demonstrar.
                                                          iii.       Não basta demonstrar, é preciso pegar alguém pela mão e o conduzir ao Salvador.
d.      Nenhuma instituição humana e terrena pode evangelizar. Essa missão é exclusiva da igreja. Os anjos gostariam de realizar essa gloriosa tarefa, mas Deus no-la confiou e não a eles. Somos embaixadores de Deus.

3.       Deus deseja que ouçamos as vozes daqueles que não podem sobreviver sozinhos;
a.       A lei judaica, face às dificuldades da pobreza e marginalização, estabeleceu regras e apelos para a proteção específica dos órfãos, estrangeiros e viúvas (Ex 22,20; Dt 14,28; 24,17).
b.      Honrar, visitar, amparar, consolar são responsabilidades dos crentes em Jesus.


4.       Deus deseja que ouçamos as vozes dos mais pobres;
a.       Deve ser um compromisso da igreja ajudar aqueles que precisam de ajuda nas dificuldades da vida (dando segurança alimentar, financeira, oportunidades, etc).
b.      A condição do pobre inclui mais do que falta de possessões materiais. Ele é um ser humano que necessita ser tratado como um portador da imagem de Deus; portanto, o cuidado pelos pobres inclui respeito por sua dignidade.

5.       Deus deseja que ouçamos as vozes dos nossos irmãos.
a.       Paulo recomenda aos cristãos de Roma: Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal (Rm 12.10). O termo grego "philadelphia" significa "amor fraternal" (philos = amor + adelphos = irmão). Paulo compara o amor entre os cristãos ao amor de uma família.
                                                              i.      O termo "irmão" ou "irmãos" (adelphos), aparece cerca de 220 vezes no Novo Testamento. O seu sentido literal é "do mesmo ventre". Todos aqueles que nasceram espiritualmente em Jesus Cristo, fazem parte da família de Deus (Ef 2.19).

b.      O apóstolo João também deu grande importância a este mandamento, quando disse que o homem que não ama ao seu irmão, também não ama ao Pai. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê (1 Jo 4.20).

    VI.            CONCLUSÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário