" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

segunda-feira, 5 de março de 2012

Família: Caminhando Juntos


diadafamilia
Eclesiastes 4:9-12

Na família temos o encontro intimo de universos diferentes. Esse encontro gera, naturalmente, uma tensão. O futuro de uma família depende de como de como ela é capaz de estruturar essa relação sem violar (oprimir, desrespeitar) o outro? O segredo é saber lidar com as diferenças.
Uma tendência nas famílias é a tentativa de anular o outro pelo autoritarismo ou pela manipulação. Nestes casos o que define a relação é uma luta pelo poder, pois, o que detém o poder, pode neutralizar o outro. E quando o outro é subjugado ele deixa de existir como pessoa autônoma (isso afeta seus sonhos, sua personalidade, suas opiniões, etc.).

Geralmente, essa negação do outro acaba levando os membros da família a encontrar maneiras de compensar as frustrações (dedicação excessiva ao trabalho, lazer, esporte, etc.). Isso acaba gerando pouco tempo para relacionamentos, sem levar em conta a frustração gerada pelas expectativas não correspondidas.
Como caminhar então para um relacionamento verdadeiro?
É importante lembrar que precisamos acabar com o mito da família perfeita. As pessoas não são peças de encaixe que se ajustam perfeitamente. É necessário que se reconheça que a relação é um processo, algo que deve ser permanentemente construído. Este reconhecimento implica em:
·         Rompimento com o individualismo – sair de si mesmo e começar a participar do “mundo do outro” (Efésios 5:28);
·         Elaborar um projeto comum de vida (Genesis 2:24);
·         Assumir riscos (Mateus 25:14-29);
·         Aprender a lidar construtivamente com as tensões e conflitos (Efésios 4:26);
·         Deixar de lado o imediatismo e passar a caminhar passo a passo (Mateus 6:27);
·         Flexibilidade – romper com a rigidez (Lucas 17:1-4).
O conceito de família no modelo bíblico não é de competição, e sim, de companheirismo (Genesis 2:24). A verdadeira relação amorosa procurar entender o outro e se esforça para que haja crescimento mutuo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário