" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

sexta-feira, 9 de março de 2012


"E o justo viverá pela sua fé" ( Habacuque 2:4b)


                O contexto em que essa frase foi expressa pela 1ª vez nas Escrituras é interessante (ela é depois usada por Paulo, para expor a doutrina da "justificação pela fé", na carta aos Romanos).

                Habacuque, o profeta, aparece em seu livro no capítulo 1 questionando a Deus acerca do fato dos ímpios prosperarem em seus intentos, enquanto os justos sofrem. Você provavelmente também já deve ter feito o mesmo!!?? Porque aqueles que vivem honestamente, as vezes precisam passar por dificuldades, humilhações e sofrimentos, enquanto os desonestos se regalam e ainda zombam da sua justiça? A resposta de Deus vem logo no capítulo 2. Em resumo, Deus disse que a alegria dos ímpios é passageira; que todos os seus atos seriam julgados e punidos com severidade. E quanto ao justo? Esse viveria pela fé!

               Em nossos dias, a fé é interpretada apenas pela capacidade de alcançar o sucesso de nossos
empreendimentos ou de realizações através do sagrado. Dificilmente entenderíamos a fé como a capacidade de suportar as crises da vida e manter se fiel!

                Ao falar a Habacuque, que o "justo viveria pela fé", Deus estava dizendo que, apesar das circunstâncias, o justo (o homem temente a Deus) viveria firmado na crença e obediência integral e fiel a suas leis e propósitos. Que não deveria pautar o seu comportamento pelas condições de momento, mas, por valores eternos. Viver pela fé não é ser exótico, ou ficar usando as Escrituras como sortilégio ou objeto de superstição capaz de atrair sorte ou maldição, de acordo com a manipulação de seu leitor. Tampouco, a vida pela fé é deixar de fazer seus afazeres de lado e esperar "as coisas caírem do céu". A fé é um conceito mais amplo (difícil de expressar em tão  pouco espaço). Requer crer no impossível (Hb 11:1), que" Deus é galardoador dos que o buscam" (Hb 11:6), mas também requer que, aqueles que crêem Nele, aceitem o compromisso de obedecer a todos os seus preceitos, mesmo quando essa atitude possa trazer algum prejuízo temporal (não mentir, não aceitar ou pagar propina, etc.), sabendo que Seus valores são eternos. Habacuque exprime isso em sua oração:

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17-18).

                Infelizmente, as pessoas tem buscado na Fé Cristã aquilo que lhes é conveniente. Quando se trata dos benefícios da graça de Deus, é fácil exercer sua "fé". Porém, no que diz respeito a assumir os compromissos exigidos pela fé, as pessoas se perdem em questionamentos, ou pior, em comentários maldosos. 

               Ser fiel, mesmo quando tudo não faz sentido, é parte do nosso compromisso com a fé (assim como o amor ao próximo, a santidade, etc.). Perdoem a expressão, mas não da pra ser meio cristão. Deus deseja nossa vida de forma integral.

                A oração de Habacuque nos mostra que, o exercício da fé(em todo os seus aspectos), não depende de nossas emoções ou das circunstâncias, e sim, de uma obediência incondicional a seus desígnios.

                Lembre-se: "Sem fé, é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6)


Nenhum comentário:

Postar um comentário