" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vida Pura


1.      TEMA
Estou vivendo com Deus, então porque não estou satisfeito. (Vida Pura)

2.      TEXTO
Lucas 15 11-24

3.      OBJETIVO
Conscientizar os Jovens da necessidade de comunhão com Deus e da vida de Santidade.

4.      INTRODUÇÃO

·        A Parábola do Filho Pródigo faz parte de um contexto onde estão outras duas parábolas: a da Ovelha Perdida (Lucas 15.3-7) e a da Moeda Perdida (Lucas 15.8-10). Essas três parábolas têm um enredo comum: algo que foi perdido e, posteriormente, encontrado e festejado;

·        De acordo com Lucas 15.1-2, Jesus contou essas parábolas para um público composto, de um lado, por publicanos e “pecadores”, e, de outro, fariseus e mestres da lei;

Essa parábola fala da insatisfação (tanto de um filho quanto do outro) com relação à vida com seu Pai. Se avaliarmos o contexto, os elementos da parábola poderiam ser identificados: o filho mais novo fazia referência aos publicanos e pecadores; o Pai é Deus e o filho mais velho são fariseus e mestres da lei. Nesta
mensagem vamos analisar a vida do filho pródigo.
A palavra pródigo é sinônimo de gastador, esbanjador, desperdiçador (sem deixar vestígios). Este jovem ganhou este título pelo fato de ter desperdiçado a comunhão e os bens de seu pai, vivendo dissolutamente em terras longínquas. 
A história do filho pródigo mostra-nos a rebeldia de um filho que tinha tudo, porém não o tinha percebido.
5.      DESENVOLVIMENTO
a.      A insatisfação começa por um coração insensível e endurecido (vs.12).
                                                              i.      Com base em Deuteronômio 21.15-17, o valor tratava-se de um terço dos bens daquele homem. Ao pedir ao Pai parte da sua herança: “Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence”, revela o interesse de viver segundo suas próprias ambições;

                                                            ii.      Há muitas coisas tomando o lugar da leitura da Bíblia, da prática da oração, da assistência aos cultos, do trabalho missionário. Quais são as suas prioridades? Você deixa as coisas de Deus por último lugar? Há alguma coisa tomando o lugar que pertence a Deus? Então, reveja as suas prioridades.

                                                          iii.      Ele também desejava ter uma vida independente do Pai.

b.      Um grande erro do filho pródigo foi acreditar que poderia encontrar a felicidade afastado do Pai (Vs.13 a).
                                                              i.      Pare de desperdiçar a sua vida (vs.13)
                                                            ii.      Não estamos preparados para viver no mundo. Quando o dinheiro acabou, também houve uma grande escassez de alimentos naquela região. Assim, o filho mais novo “começou a passar necessidade” (v.14).
1.      O mundo não é nosso amigo( vs.16);
a.      O texto diz que aquele jovem gastou o seu dinheiro vivendo irresponsavelmente e ouça-me, não foi junto com bons amigos que ele gastou, mas com más companhias. Os relacionamentos nunca são neutros em sua vida.

2.      O mundo não é nosso lugar (vs.17-18);
a.      O Filho pródigo chegou ao ponto de aceitar um emprego de cuidador de porcos, animais considerados impuros pela Lei de Moisés (Levítico 11.7) e pelos judeus (v.15). Sua humilhação foi ainda maior quando, de tão faminto, desejou comer o que dava aos porcos por alimento e isso lhe foi negado (v.16)

                                                          iii.      As nossas decisões determinam as nossas circunstâncias (17-18).
1.      Depois de pedir a parte que lhe cabia na herança ele saiu de casa e junto com os amigos caiu na farra e torrou todo o dinheiro que possuía. A situação foi ficando cada dia pior até que ele chegou ao fundo do poço. Ele passou a comer com os porcos. Comer com porcos era o fim a linha para um judeu.

2.      As decisões dele determinaram as suas circunstâncias. Este princípio vale para todos nós, pois somos responsáveis pelas consequências de nossas ações.
a.       Se fizermos as escolhas, então devemos arcar com as consequências. Não adianta culpar a quem quer que seja.

                                                           iv.      Você nunca mudará o que você é até perceber quem poderia ser.
1.      O que você vê determina o que você sente.
2.       O que você sente determina o que você faz
3.      E, o que você faz determina o que você é. Comece a ver o que Deus planejou que você fosse, e você terá fé para entrar na realidade.

c.     Humildade
                                                              i.      O Filho Pródigo reconheceu as suas faltas, os seus erros e pecados – não acusou a ninguém; apenas disse: "Eu pequei, eu errei, eu fui ingrato..." "Eu pequei contra o Céu e diante de ti. Não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados!"

d.      Arrependimento
                                                              i.      Ele "caiu em si". Ele abandonou os erros do passado e voltou para o seu lar. É assim que todos temos que fazer: praticar um verdadeiro arrependimento.

6.      CONCLUSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário