" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

sábado, 25 de fevereiro de 2012

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo." (Paulo Freire)

O grande educador, como poucos, sabe a força e a verdade dessas palavras. Suas ações, idéias e influência provocam mudanças até hoje. Quero parafraseá-lo porque também acredito que o cristianismo não existe para mudar o mundo. Ele existe para transformar as pessoas e as pessoas é quem mudam o mundo.

Há uma crença de que, se o Brasil tivesse um governante evangélico poderia ser um país melhor, ou, que os evangélicos precisam ocupar cargos públicos para mudar nosso país. Na prática, esse comportamento só foi responsável por trazer mais escândalos a Igreja do que benefícios (quem não se lembra dos anões do orçamento). Parece também que, "nossos" (eu não tenho nada ver com eles) representantes estão mais preocupados em conseguir concessões de rádio e televisão. Alguns contra argumentariam dizendo que é necessário que se aprove leis de proteção a fé e a família. Queria lembrá-los de duas coisas: primeiro - essa é a filosofia dos países fundamentalistas islâmicos e vejam no que deu (Deus me livre de viver num lugar assim); segundo - as pessoas precisam conhecer a Deus pela graça e pela fé, e isso, voluntariamente.

Há também aqueles que acreditam em um grande avivamento coletivo, que resultaria numa multidão de conversões (ouço essa história - ou seria estória - desde a minha conversão, e lá se vão 20 anos). Eu acredito no avivamento, mas que ele vai começar com uma pessoa apaixonada, cheia do Espírito Santo, corajosa e, que sua influência aos poucos vai ecoando, até que, como numa reação em cadeia, atingindo a massa. Chuvas torrenciais ainda começam com pequenas nuvens (você entendeu, né???).

Contrariando o senso comum, acredito que, o mais poderoso do que programas de televisão, rádio, ou vinculação na internet, ou da ocupação dos cargos públicos, é uma pessoa que foi alcançada e transformada pelo novo nascimento. Ela é capaz de mudar todo ambiente ao seu redor. Pode influenciar sua família, sua escola, seu bairro, seus vizinhos e, de repente, uma comunidade inteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário