" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O que te impede de vencer?


TEXTO
Mateus 25:14-25


INTRODUÇÃO
1. Essência dessa parábola é falar sobre a segunda vinda de Cristo. Na parábola das dez virgens a ênfase esta no ser e na parábola dos talentos, a essência esta no fazer.

2. No contexto da parábola em si, mostra a história de três pessoas que receberam a mesma oportunidade, no entanto, dois deles venceram e um deles fracassou.

PROPOSIÇÃO

  • Duas pessoas sofrem de câncer. Uma delas torna se amarga e desesperada, enquanto a outra é um sinal de esperança as pessoas ao seu redor. O câncer que acomete as duas é o mesmo;
  • Duas pessoas vivem com poucos recursos financeiros. Enquanto uma delas se consome de inveja e descontentamento; a outra com gratidão e sonhos. O patrimônio é o mesmo;
  • Duas pessoas são chefes na mesma empresa. Uma delas usa o poder para auto-afirmação, outra utiliza para melhorar a vida de todos.

Sentença Interrogativa
Porque algumas pessoas vencem e outras vivem frustradas e desanimadas?

Sentença de Transição
A disponibilidade de Deus é sempre a mesma. A diferença esta na mente.
                          
I. Aquele homem tinha uma visão correta de Deus. (vs. 24)
  1. Que Deus podia fazer o impossível!

II. Aquele homem tinha uma visão distorcida de si mesmo.
  1. O grande problema dos nossos fracassos não são as circunstâncias e sim os limites dos nossos sentimentos. Os limites não estão nas circunstâncias e sim dentro de nós. (Prov.23:7) afirma pois como imaginou na sua alma, assim é.
  2. A percepção errada leva as pessoas a desistir.
  3. O Espírito de Deus sempre busca o caminho onde há menos resistência à vontade de Deus. É a ausência dessa resistência que dá ao Espírito Santo sua oportunidade, e que transforma a nossa fraqueza em força.
  4. O fato é que a maioria de nós é desqualificada, não pela fraqueza, mas por uma resistência profunda e sutil à vontade divina em nosso ego humano. Antes que Deus possa nos abençoar ou nos usar como quer, ele precisa de alguma maneira destruir essa resistência. Há exemplos clássicos disso nas Escrituras.(Moisés, Gideão)
  5. Uma vez quebrada a resistência à vontade divina, então Deus pode fazer maravilhas através dos fracos e desprezados! “Moisés, que é isso que tens na mão?” Era uma vara de pastor, desprezada pelos egípcios. Mas aquela vara na mão de um Moisés rendido arrasou o Egito, dividiu o mar e levou Israel à liberdade.
  6.  Não tem como ser vencedor sem enfrentar riscos. Quando estamos dispostos a enfrentar riscos o comum se torna extraordinário.


III. Aquele homem tinha uma visão distorcida de como Deus o enxergava. (vs.15)
 Como é que Deus me vê?
1.      Visão errada de Deus = Deus é vingativo, ele pune!
·         Com muita freqüência fazemos duros julgamentos e logo imaginamos uma associação entre pecado e a calamidade.
·         Em vez disso deveríamos enxergar como Deus pode usar todas essas coisas para sua glória.
2.      Quais são as muralhas que impedem você de ver como Deus vê?
a) Indisposição;
b) Incredulidade;
c) Medo;
d) Deixar de fazer;


Conclusão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário