" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fome de Deus!

Há um vazio no formato de Deus no coração de todo homem.? Blaise Pascal -   Filósofo e Matemático. 
Você já entrou em um templo e sentiu se tão vazio quanto tinha entrado? Que não valeu a pena sair de casa e você fica com a sensação que desperdiçou seu tempo? (parafraseando o Pr Josué Gonçalves: "tem culto que não paga a gasolina!).
Sabiamente, o Reverendo Hernandes Dias Lopes, em seu livro "Fome de Deus" (o qual eu recomendo, eu releio esse livro, pelo menos, uma vez por ano) mostra nos que as vezes falta "Pão" na casa do pão, o "Pão Vivo", o "Pão do Céu", apesar das pessoas estarem sedentas e famintas! "Muitas pessoas buscam Deus na Igreja e não encontram! Encontram muito do homem e pouco de Deus! Encontram muito ritual, mas pouco pão espiritual! Encontram muito da terra e pouco do céu (trecho do livro por
Hernandes Dias Lopes, leia! vale a pena!).
O mais interessante é que estamos na época em que a Igreja possui todo tipo de recursos: tecnologia, equipes profissionais, recursos financeiros, liberdade de culto e, mesmo assim, podemos sair do culto cheios de informações sobre Deus e sair sem intimidade com Ele!
Já disseram que, a igreja de hoje não pode reclamar da falta de ouro e prata, contudo, não possui a autoridade pra dizer "levanta e anda em nome de Jesus"!
Apesar de toda técnica, métodos, estratégias, sinto falta do quebrantamento da minha alma, daquele constrangimento de saber que se está fazendo algo que precisa ser mudado ou dos olhos compungidos de  lágrimas pelos perdidos. Também sinto falta do gozo da alma, não produzido pelas ilustrações engraçadas dos pregadores ou pela insistência dos dirigentes de louvor em abraçar e falar coisas pras pessoas ao seu lado, mas daquele gozo inspirado pelo Espírito Santo, que nos faz esquecer de tudo e navegar (como dizia a antiga canção) em Seu oceano, aqueles momentos ímpares de intimidade com o sagrado. 
Não quero parecer saudosista, tampouco um critico contumaz da modernidade, pelo contrário, sou um dos seus maiores defensores. Creio que faça parte, inclusive de nossa adoração, o cuidado zeloso pela Casa de Deus e o conforto de Seus fiéis. Porém, reconheço que precisamos oferecer a eles o verdadeiro alimento espiritual. E este, não pode ser produzido, inventado, não tem receitas (7 passos, 5 coisas, 3 daquilo e 2 disso). O despenseiro precisa ir até a despensa divina e só depois colocar a mesa dos santos, e isso depois de estarem devidamente alimentados!
Há muitos famintos. Inclusive, "as Igrejas estão cheias de pessoas vazias" (Hernandes Dias Lopes). Sabe está sensação de estar vazio por dentro, sem vida, sem objetivo? O que é ter saudade de algo que não sabemos de onde, de quem ou de quê? Só poderá ser saciado pelo Pão do Céu! Que os famintos sejam saciados ao chegarem em nossos cultos e, cada um de nós tenhamos fartura de sua presença!





Um comentário:

  1. Vou aceitar a sua recomendação sobre esse livro Pr. Sandro pois tenho o mesmo sentimento do seu comentário,
    Abraço.

    ResponderExcluir