" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alcançados pela graça de Deus! (parte 1)

Texto: João 4:1-14


Introdução: Se eu pedisse a você para dar uma definição sobre o que é a graça de Deus, o que você responderia? A maioria de nós dariam aquela resposta politicamente correta: Graça é o favor de Deus imerecido! Concordo com ela, mas acho que ela não reproduz o que realmente a graça representa, nem sei se podemos defini-lá! Humildemente, poderíamos dizer que a graça é aquele amor incondicional de Deus, que busca,
incansavelmente, com ardoroso interesse reconciliar se com os homens.


Desenvolvimento

  1. Um Deus que vai ao nosso encontro - No texto citado, Jesus vai a Samaria. A bíblia diz que "era necessário que Ele passasse por Samaria". O caminho da Judéia para a Galiléia era mais curto atravessando a Samaria. Contudo, um viajante judeu fazia o possível para evitar esse caminho, na tentativa de não se tornar cerimonialmente impuro (caso houvesse algum contato com um samaritano).  O propósito de Jesus passar por Samaria era ter um encontro com aquela mulher.
  2. Antes daquela mulher se render a graça de Deus foi necessário romper algumas barreiras:
    1. Barreiras emocionais (João 4:6-7; 16-18) - retirar água era função das mulheres, que iam pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e ao anoitecer. Aquela samaritana, no entanto, foi ao meio dia, no horário em que o sol estava no ponto mais alto (numa região de calor insuportável). Certamente, ela queria evitar encontrar se com as outras pessoas que conheciam sua reputação. Quantas pessoas não se isolam tentando esconder ou proteger se dos outros?
    2. Barreiras culturais (preconceitos) - Um judeu, em especial um Rabi, jamais conversaria com uma mulher em público (João 4:27). Como se não bastasse, ela era samaritana (Israelitas e samaritanos não se davam por causa de diferenças de raça, religião e costumes. Samaritano é o nome dado às pessoas que o rei da Assíria (677 AC) trouxe da Babilônia e outros lugares e instalou nas cidades de Samaria, substituindo, assim, os nativos daquela região, que Sargão(721 AC) levara cativos (2 Rs 17:2; comp. Ed. 4:2, 9, 10). Estes estrangeiros (comp. Lc 17:18), casaram-se com os judeus que ainda permaneciam ali e abandonaram, gradualmente, a sua idolatria, adotando, em parte, a religião judaica). A Graça de Deus nos torna todos iguais.
    3. Barreiras religiosas - O fato de ser samaritana, implicava que já possui uma crença (João 4:20). Jesus demonstrou a ela que o importante não era onde se praticava a religião, mas, como!
  3. Aquela mulher foi alcançada pela Graça de Deus (João 4:25 - 26; 41-42) - A história dessa mulher demonstra que, para Deus, sempre é tempo para uma nova chance (Ele é um Deus de possibilidades). 
Continua.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário