" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alcançados pela graça de Deus! (2ª parte)

Texto: João 3: 1-16

É fácil julgar que alguém como uma prostituta, um drogado, uma família sendo desfeita, uma pessoa sem esperança, e outros, sejam pessoas que precisem da Graça de Deus. Mas o que dizer de um homem como Nicodemos?

Desenvolvimento


Perfil de Nicodemos:

  • Fariseu - homem de reputação religiosa respeitada pelo povo. Não bastasse fazer parte desse grupo especial de religiosos, o texto afirma que, dentre eles, ele era um dos principais, que se destacava (João 3:1); era membro do Sinédrio (uma espécie de suprema corte dos judeus - Jo 7:50-52)
  • certamente praticava boas obras, o que era uma característica de um judeu piedoso.
Ou seja, era um homem de bom caráter, boa índole, boa reputação e, ainda, era simpatizante da obra de Cristo (João 3:2).

Nicodemos seria o tipo de pessoa que para nós seria um homem exemplar. Se entrasse em alguma de nossas igreja, logo seria convidado para um cargo importante, porém, Nicodemos era alguém que precisava ser alcançado pela graça de Deus (João 3: 3-5)
  1. Apesar de honesto, sua fé era legalista. Jesus conhecia o estado de sua alma por trás de sua saudação
    1. A salvação não está fundamentada naquilo que fazemos, mas pela experiência do novo nascimento.
    2. Não é pelo nosso esforço, mas pelo esforço de Deus. Não foi o nosso sangue derramado, mas o dele (João 3:14).   
  • Nicodemos pensava que a pessoa é quem fazia a obra. Jesus ensinou que é Deus quem faz a obra;
  • Nicodemos pensava que tudo era uma troca. Jesus mostrou que tudo era um presente;
  • Nicodemos achava que ele deveria merecê-la. Jesus demonstrou que bastava apenas aceitá-la.
Jesus mostrou para Nicodemos que o maior milagre é o do Novo Nascimento. É surpreendente quando Deus cura o corpo, é extraordinário quando Deus ouve sua oração, é incrível quando Deus provê a necessidade de um emprego ou de um carro novo. Mas nada se compara a vida que Deus cria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário