" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Domingo: nem fantástico, nem espetacular!

Quem assistiu a TV Record no domingo passado (13/11), acompanhou uma extensa reportagem sobre   movimento conhecido por "cair no Espírito" (graças a Deus, já fora de moda no Brasil a algum tempo). É interessante, enquanto a Rede Record exibia sua reportagem "investigativa" contra esse fenômeno do Neo Pentecostalismo, o Jornal O Globo também exibia uma  reportagem que demonstrava o
crescimento da música Gospel no Brasil. Em comum, a cantora exibida em ambas as reportagens. Coincidentemente, a Rede de Televisão que apontava os exageros do Neo Pentecostalismo (dando um tiro no próprio pé) possui uma gravadora de música gospel concorrente a outra que exibiu em seu jornal a cantora que faz parte de seu time de artistas. No meio do fogo cruzado, a vítima sou eu e você!

Não se iluda. Nenhum deles estão preocupados com nossa devoção, integridade ou fé, eles estão de olho é em nossa carteira.Houve um tempo em que os evangélicos foram perseguidos e injuriados em nosso país. Com seu crescimento, nos tornamos apenas uma fatia importante do mercado consumidor. Na ânsia de faturar alguns pontos no IBOPE vale tudo. Até sair as ruas com espadas de plástico nas mão dizendo que se está combatendo o inimigo (se você não lembra disso, vale a pena pesquisar).

Nas próximas semanas, o debate vai esquentar entre aqueles que se sentiram ofendidos pela reportagem e daqueles que se julgam os paladinos da justiça. E nessa onda de apologistas ambos terão seus simpatizantes. De alguma forma, Globo e Record sairão ganhando. Quem perderá será o Reino de Deus e a sua justiça.

3 comentários:

  1. Mesmo pensando em dinheiro, a Rede Globo está facilitando a popularizar as Igrejas Evangélicas. Claro, que não existe pregação da Palavra dentro da Rede Globo e muito menos da Record. Mas qualquer aceitação evangélica dentro da Emissora é válida, mesmo que julguemos de pouco valor. O que Deus pode fazer, não temos conhecimento.

    Embora possa parecer chocante, Paulo dava mais importância à integridade da mensagem do que à sinceridade dos mensageiros. Este contraste é evidente com um exame de duas situações vividas por Paulo: A primeira está em Filipenses 1.12-18 , onde lemos:

    12. Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as cousas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho;

    13. de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tonaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais;

    14. e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.

    15. Alguns efetivamente proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;

    16. Estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;

    17. aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.

    18. Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo, o mesmo apóstolo Paulo advertiu a Timóteo para não ser como eles e pediu para se afastar deles. Se fosse a pessoa de Cristo ou o Evangelho que estivesse sendo propagado eu concordaria plenamente com você. Infelizmente, esse debate está virando circo e sendo desfavorável a pregação do Evangelho. Nas palavras de Edir Macedo "Quem está caindo no poder é endemoniado" e na do Pr Silas Malafaia quem tem promovido as obras do diabo é a Record.
    Estão falando mais do encardido do que do Evangelho.
    Vide: http://www.youtube.com/watch?v=YDsGiDw28lk

    http://www.youtube.com/watch?v=N8k4Scg0jUg&feature=related

    ResponderExcluir
  3. Sim, vc está coberto de razão, quando falamos da briga do Pastor Bigode e do Pastor Zilionario! E do comportamento de ambos. É uma vergonha mesmo. A Rede Record é uma piada. E o conselho de Paulo a Timóteo é devidamente aplicável como o senhor sugeriu.

    Mas minha atenção e comentário anterior sugere-se a Rede Globo de Televisão e agora estendo para o SBT também, que não são Emissoras Cristãs e não usam o dinheiro do dizimo cristão para se manter, portanto como emissoras seculares não têm nenhuma obrigação em prestar um serviço cristão culto, lógico e correto.

    A Rede Globo que sempre foi a "demonizada" pelo movimento neo pentecostal, agora está prestando esse serviço de incentivo à música popular gospel. Visando lucro e aceitação? SIM, com certeza. Mas nisso me lembro o que Paulo diz em Filipenses 1.18 - Porque a Rede Globo não está pregando nenhuma doutrina e nem placa de Igreja. Mas incentivando e colocando em sua programação músicas que refletem alguma essência do evangelho. E declaram o que Jesus é.

    Na minha humilde opinião, eu acredito, que a Rede Globo e SBT estão prestando um serviço mais correto à comunidade cristã do que a Rede Record. Pois não utilizam do dinheiro do povo de Deus para disseminar mentiras e confusões doutrinarias. Estão apenas mostrando artisticamente a música evangélica, sem puxar partido de doutrina nenhuma ou placa de igreja. E eu sou um otimista em relação a isso. Pois conheço testemunhos fantásticos de pessoas que foram ler a bíblia e se converteram por que um dia estavam ouvindo rádio no carro ou em casa, e sem querer ouviram uma canção cristã, e isso acendeu neles uma fome por Deus! Não há limites para nosso Deus, existe uma frase neo pentecostal, que eu acho graça quando ouço, mas que expressa em certo ponto um principio de verdade: "Quando Deus quer usa até o diabo para te abençoar"

    A Rede Record que deveria ser exemplo cristão.É ela pertence a Universal, ela que usa dinheiro do dizimo do povo..

    Mas enfim, desde de sempre o homem está buscando lucros ou sua própria glória e fingindo que sua maior preocupação é o Reino de Deus. Ai de nós. Deus tenha misericórdia e converta quem precisa de conversão!

    Pastor, obrigado pela atenção, seu blog é ótimo! Sempre venho aqui ver as novidades, me edifica muito! Paz, Deus continue te abençoando e te usando.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir