" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conhecer Jesus é tudo!


        I.            TEMA
Eu conheço Jesus?

      II.            TEXTO
1 João 1:1

    III.            OBJETIVO
Conversão/Vida Cristã.

    IV.            INTRODUÇÃO
O objetivo de João ao escrever era expor a heresia dos falsos mestres e confirmar a fé dos verdadeiros crentes. João declara ter escrito para dar garantia da vida eterna àqueles que Crêem “no nome do Filho de Deus (5.13). A incerteza de seus leitores sobre sua condição espiritual foi causada por um conflito desordenado com os mestres de uma falsa doutrina. João refere-se ao ensinamento como enganosos (2.26; 3.7) e aos mestres como “falsos profetas” (4.1), mentirosos (2.22) e anticristos (2.18,22; 4.3). Eles um dia tinha estado com a igreja, mas tinha se afastado (2.19) e tinha se “levantado no mundo” (4.1) para propagar sua perigosa heresia.

Este falso ensinamento me parece ser precursor do Gnosticismo (do termo grego gnosis, que significa conhecimento), e reivindicavam possuir um conhecimento especial sobre Deus, a teologia e Jesus Cristo. Sua base doutrinária incluía: I) que Jesus fosse realmente o Cristo (2:22), II) a pré-existência do Filho de Deus (1:1; 4:15 e 5:5,10), III) eles negavam a Encarnação de Cristo (4:2) IV) que seu objetivo fosse vir para salvar os homens (4:9). João lhes mostra que seu conhecimento acerca de Jesus não correspondia a verdadeira personalidade e ensinamentos de Jesus. João podia dizer isto, afinal de contas andou pessoalmente com Ele. Pensando nisto, vamos refletir como podemos nos relacionar com Ele.      
   
                     DESENVOLVIMENTO


a.       1º Relacionamento Legalista
                                                               i.      Preocupa-se mais com o exterior em detrimento do interior;
1.       Em vez de aumentar nossa capacidade para desfrutar a vida, o legalismo freqüentemente a diminui.
                                                             ii.      Tem aparência, mas não tem vida espiritual (poder);
1.       Normalmente, esta preocupado com a aparência para não chamar a atenção para algo que quer esconder.
2.        Esse é o caminho dos legalistas. Seguem a lei de forma implacável, a fim de induzir o amor de Deus. A iniciativa é deles.
a.       O sucesso é ser apreciado e aprovado pelas pessoas. Falhar significa ser rejeitado.
                                                                                                                                       i.      Muito mais importante do que aquilo que os outros pensam a nosso respeito é o que Deus pensa ao nosso respeito.
b.      Um relacionamento saudável não tem vergonha de reconhecer seus fracassos, demonstrar que somos humanos.
c.       No legalismo não há espaço para graça e misericórdia (é impessoal, frio, etc).
                                                                                                                                       i.      Nem consigo mesmo, tampouco com os outros.

b.      2º Relacionamento Superficial
                                                               i.      Sua fé não estabelece parâmetros para seu modo de agir e pensar no dia-dia.
                                                             ii.      Um relacionamento marcado pela indiferença e acomodação;
1.       São pessoas que acham que apenas não fazer nada de mal é o suficiente para que Deus esteja satisfeito.
2.       Para agradar a Deus, não basta apenas afastar se do mal, mas aproximar se do bem.
                                                            iii.      São pessoas que acham que apenas não fazer nada de mal é o suficiente para que Deus esteja satisfeito.
1.       A tristeza é que o superficial não consegue experimentar intimidade em seu relacionamento com Deus (... eis que estou à porta e bato...)

c.       3º Intimidade
                                                               i.      Na alma humana, O desejo mais profundo de nosso coração é ter a união com Deus. Desde o primeiro momento de nossa existência, o anseio mais forte é cumprir o propósito original de nossa vida: "vê-lo mais claramente, amá-lo mais carinhosamente, segui-lo mais de perto".
1.       Somos criados para o Senhor, e nada menos nos satisfará de verdade.

                                                             ii.      Nas Escrituras, Jesus desvenda os verdadeiros sentimentos de Deus a nosso respeito. À medida que viramos as páginas dos evangelhos, descobrimos que as pessoas que Jesus encontra ali são você e eu. A compreensão e a compaixão que oferece a elas, também oferece a você e a mim.

                                                            iii.      Por isso, Ele nos convida para intimidade (feche a porta do quarto e seja você mesmo).
1.       Em sua presença, você se deliciará com a descoberta do que significa viver pela graça, e não pelo desempenho.
                                                                  

    VI.            CONCLUSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário