" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pessoas não abandonam igrejas! Pessoas abandonam pessoas!

Esse foi o tema que abordamos na Escola Bíblica pela manhã. A cada ano milhares de brasileiros se convertem e ingressam numa igreja evangélica. Mas, também, a cada ano, muitos abandonam suas igrejas, fazendo-as parecer um imenso corredor: muitos entrando pela porta da frente; outro tanto deles saindo pela porta dos fundo.
Longe de esgotar ou limitar o assunto, mais um dos grandes motivos de frustração dos que abandonam a fé não está na Igreja e nos seus postulados, mas, na falta compromisso de líderes e membros da igreja em cumpri los.  Muitas dessas pessoas procuram outra
comunidade de fé na tentativa de encontrar um ambiente em que se sinta acolhida e, na sua perspectiva, com pessoas mais comprometidas com os ensinos de Jesus.
Normalmente, “A Igreja” (entendo aqui a instituição) não fez nada contra elas. Mas, as pessoas fizeram. 
No decorrer da aula, várias pessoas puderam abrir seu coração e expor suas frustrações que levaram elas a mudar de denominação. Algumas delas confessam não assumir um compromisso mais profundo com a Igreja por ainda ter que superar o que aconteceu com elas. A Igreja que deveria ser um lugar de cura, descanso e refrigério, acaba se tornando um algoz. 
Creio que está na hora de líderes e leigos refletirem nos caminhos que a Igreja brasileira tem trilhado. Nunca houve tanta facilidade para se pregar o evangelho no Brasil. Em alguns lugares do nosso país "os peixes têm pulado para dentro do aquário". Precisamos pensar seriamente nos rumos da Igreja para não acontecer conosco o que tem acontecido na Europa, que hoje está dominada pelo secularismo e se denomina um continente "pós-cristão". Algumas templos são mais visitados como ponto turístico do que como lugares de adoração. Outras se "converterão" em boates, condomínios, estúdio de cinema e até lugar para escalada. 
Estamos nos aproximando das comemorações do dia da Reforma (cada ano que passa me espanto por as pessoas sequer saberem da existência e da importância dessa data). Quem sabe não está na hora de voltarmos na história e aprender com a história e luta de nossos pais em promover uma nova Reforma? Não uma nova ruptura (apesar de acreditar que no Brasil, nem tudo que recebe o nome de evangélico se identifique com o evangelho) mas confessional, missional e da nossa identidade (posso falar sobre isso depois). 


Enquanto isso, vale a pena refletir:



Pare: de ignorar aqueles que deixaram a comunhão da Igreja e procure uma forma de reintegrá-los.
Pergunte: será que existe alguma atitude em mim que tem afastado as pessoas?

Faça: demonstre que você é uma pessoa confiável mantendo uma vida integra.

Lembre-se: Pessoas não abandonam igrejas! Pessoas abandonam pessoas!



Um comentário: