" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

domingo, 25 de setembro de 2011

Como resistir as lutas sem perder a fé!

Salmo 56

Introdução

Davi escreveu esse salmo num tempo difícil de sua vida. Antes de meditarmos nessas circunstâncias, vamos nos lembrar dos acontecimentos anteriores a eles:

  • Depois de haver rejeitado Saul como rei, o profeta Samuel vai até a casa de Jessé e unge Davi como rei (1 Samuel cap.16);
  • No capítulo 17, o texto sagrado descreve a vitória de Davi sobre Golias;
  • A seguir Davi passa a morar no palácio a convite do Rei Saul. Contudo, depois de conhecer a aprovação que a população de Israel tinha em relação a Davi, Saul decide matá-lo (1Sm 18);
  • Após as tentativas de assassinato de Davi por parte de Saul, Davi foge para Ramá com Samuel (1Sm 19);
  • Davi vai para Gate e precisa se fingir de louco para sobreviver. A cidade de Gate era a cidade de Golias, ou seja, Davi vai se refugiar justamente na cidade daquele que ele havia matado (1 Sm 21)
Desenvolvimento

Há momentos na vida que parecemos estar sozinhos
Davi precisava sobreviver em Gate sob a desconfiança dos Filisteus que desejavam matá-lo (Sl 56: 1,2; 5,6);
Era preciso sobreviver a essa circunstância sem poder contar com a ajuda de ninguém
  • Havia perdido sua esposa e sua família;
  • Perdeu o seu mestre. Samuel ficou em Ramá;
  • Perdeu seu melhor amigo. Jônatas não podia vir em seu socorro por ser filho de Saul;
  • Perdeu sua dignidade - precisou mentir para comer os pães da proposição e fingir se de louco.
Assim como Davi, há momentos na vida que passamos por dificuldades e não encontramos ajuda para vencê-las.

Alem das dificuldades, Davi precisava enfrentar o dilema da dúvida

Aquela circunstância que ele estava vivendo era contrária a promessa de Deus. Davi foi procurado pelo profeta e havia prometido que ele seria Rei, ao invés disso, ele estava vivendo como um refugiado;
Precisava conviver com a ingratidão de Saul, afinal de contas, se não fosse pela coragem de Davi, a nação teria perdido a guerra contra os filisteus e Saul perderia o reino e provavelmente seria morto.

Apesar de enfrentar essas dificuldades, Davi tinha uma confiança segura (Sl 56:8).
 Davi expressa suas emoções a Deus. Tinha certeza que cada lágrima derramada por ele não era ignorada. Apesar das lágrimas, sua confiança em Deus não estava baseada em sua emoções. Sabia que Deus também conhecia os problemas que estava enfrentando (o Senhor conhece minhas vagueações...) e que não havia se esquecido dele.

Como um homem sozinho, perseguido, vivendo entre seus maiores inimigos pode manter a confiança?

Fundamentos da confiança de Davi (salmo 56:9-11)

  • Oração (vs.9) - existe um denominador comum na história de todos aqueles que experimentam a ação de Deus. Elas se voltam a oração. A oração de Davi é o apelo sincero de um homem ferido. Nossas orações podem ser desajeitadas, porém, uma vez que o poder da oração está em quem ouve a oração e não naquele que faz a oração, nossas as orações fazem a diferença. 
  • Palavra (vs.10) -  a bíblia não nos foi dada para ser admirada, decorada ou ser considerada um livro de sabedoria. A bíblia foi escrita para ser um manual de orientação. Um cristão que não lê a bíblia e não ora, ou escuta a voz do diabo ou a voz do próprio coração.
  • Fé (vs.11) - a fé faz a gente esperar o inesperado. Não limite as suas possibilidades apenas para o visível e não ouça apenas o audível. Não seja controlado apenas pela lógica. Fé também é manter se obediente. Davi obedeceu a Deus quando tudo estava bem e continuou obediente quando tudo parecia escuro. 
O Salmo escrito por Davi depois de sair de Gate foi o Salmo 34 (leia). Ele exalta o livramento dado por Deus a Davi. Deixarei como conclusão as própria palavras do salmista.

"Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores".Salmos 34:4

"Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias".Salmos 34:6-7

Apesar de suas lutas e aflições permaneça fiel. Deus tem recolhido suas lágrima. Suas orações não tem sido em vão. No tempo certo Ele vai intervir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário