" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vamos mudar o receituário!



"Eles continuamente pecam contra o segundo mandamento, que é usar o santo nome de  Deus em vão e apresentam um cristianismo que é um pequeno Lextonan para acalmar as pessoas ( Leonardo Boff).


Essa foi a crítica do Teólogo Leonardo Boff se referindo as igrejas católicas e evangélicas que estão se apresentando na
mídia brasileira. Como gostaria de ter dito isso....
O Brasil é o maior país religioso do mundo. Somos o maior país católico, o segundo com maior número de protestantes e o primeiro em número de pentecostais. Também somos considerados o maior país espírita do mundo. Tanta religiosidade deveria estar refletida na vida social da nossa população, afinal, nosso Senhor disse que "somos o sal da terra". Pensando nisso, se um pouco de sal é capaz de alterar o cheiro, sabor, a conservação, enfim, os aspectos de uma porção de carne (ou qualquer outro alimento) porque nosso cristianismo (ou espiritualismo) não é capaz de influenciar a vida das pessoas?
Creio que uma dos problemas de nosso tempo seja a superficialidade da teologia moderna (??nem tão moderna assim, os amigos de Jó já praticavam ela). As boas novas agora são para aliviar nossas tensões, ir a procura de companhia, de enriquecermos, lutar contra as forças do mal, etc. Nessa esteira, o Kerigma apostólico - morte e ressurreição - e o convite para uma nova vida em Cristo vai se tornando "Velhas Notícias". 
Enquanto isso, bancadas evangélicas cuja única causa importante é fazer pedidos de concessão de rádio para fins pretensamente religiosos, a cada dia aparecem nos noticiários envolvidos em escândalos e investigações. Pastores, Bispos (a nomenclatura hoje é extensa e criativa) confessam, em algumas pesquisas (divulgadas pelo portal Eu Creio) que a média devocional é de 15 minutos e 51% nunca leram a bíblia toda (imagina como vai a massa). Outros dados (do mesmo Portal) revelam que aproximadamente 60% dos evangélicos confessam acessar pornografia por algum veículo de mídia (computador, DVD, Disk sexo, etc). 
Ao invés de Lexotan, deveríamos voltar a oferecer a água e o pão da vida. Jesus disse que quem dela bebesse e Dele comesse nunca mais teria sede ou fome. 


PS: vale a pena lembrar - que o sal que se torna insípido não serve para mais nada a não ser, para ser pisado pelos homens (isso hoje está se tornando mais que uma figura de linguagem). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário