" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

terça-feira, 5 de junho de 2012


Leitura inicial: Gênesis 37:1-11
Se você é cristão já deve ter ouvido uma coleção de sermões sobre os sonhos de José. Quase todos gostam de enfatizar a maneira como José se tornou Governador do Egito, contudo, poucas vezes ouço falarem sobre as dificuldades enfrentadas por José até que eles se realizassem. Se levarmos em consideração apenas o tempo que José levou entre seus sonhos e a realização deles, foi uma espera de 13 anos.
A história de José é uma história de maus tratos.
1. Na família – José nasceu numa família conturbada. Antes do seu nascimento seu pai Jacó fugiu para casa de um parente – Labão – e lá se apaixonou por sua filha Raquel. Labão embriagou Jacó e o fez casar com sua filha mais velha Lia. Depois disto, fez Jacó se comprometer a 7 anos de trabalho em troca da mão de sua filha Raquel. Como se não bastasse, Raquel e Lia disputavam o amor de Jacó, e uma das estratégias delas era disputar quem gerava mais filhos a Jacó (Gn 29).
a. Seus irmãos, segundo as Escrituras eram pessoas de má fama (Gn 37:2) e invejam José por causa de da preferência de seu pai (Gn 37:2-4);
b. Seus irmãos passaram a odia-lo ainda mais por causa de seus sonhos (Gn 37:20-21).
Um dia, seus irmãos cansados desta predileção de Jacó por José e pelos seus sonhos,
apanharam José e o atiraram em um poço. Enquanto José agonizava no poço, seus irmãos queriam matá-lo, mas resolveram vende-lo como escravo. Além de ter seus sonhos jogados em um poço, ainda teve que se conformar em ser tratado como uma mercadoria. Você se identifica com José. Ter crescido em uma família conturbada, ser desprezado pelos irmãos e sofrer com o descaso deles enquanto agoniza “no poço”?
2. Injustiça– apesar de ser vendido como escravo, José consegue superar as dificuldades e se torna governador na casa de Potifar (Gn 37:36) a quem havia sido vendido. Mas, a mulher de Potifar se encanta com José e decide trair seu marido com ele. A essas alturas, José já havia superado os problemas na família e tinha dado a volta por cima. Poderia bem aceitar o convite da mulher de Potifar e aproveitar a vida na casa do oficial de Faraó. Porém, José preferiu o bom caráter à boa vida (Gn 39:9-12). Sua atitude fez com que fosse lançado no cárcere.
Ainda se identificando com José? Você já sofreu ou foi prejudicado por alguma coisa que você não fez?
3. Abandono –mais uma vez, José estava diante de uma situação de crise de maneira injusta. Apesar disso, José encontra condições de permanecer adiante e, lá no cárcere, conseguiu tornar se encarregado da prisão (Gn 39:22-23).
Nos dias de sua prisão, José interpretou os sonhos do Padeiro e do Copeiro Mor do Faraó (ler Gn 40:1- 13). A única coisa que José pediu ao Copeiro é que se lembrasse dele. Infelizmente, José foi esquecido (Gn 40:23). Você já foi esquecido?
O capítulo 41 fala da ascensão de José. Da maneira como ele interpreta os sonhos de Faraó e, de prisioneiro, se torna o Governador do Egito. O Salmista diz que “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Contudo, a noite de José durou 13 anos. O que podemos aprender com a história de José enquanto passamos por lutas e dificuldades ou, enquanto nossos sonhos não se realizam.
· José ousou ser um sonhador apesar das adversidades que precisou enfrentar. A vida é cheia de obstáculos a serem superados e precisamos seguir adiante movido pelos nossos sonhos;
· Aproveite as oportunidades. Em cada nova etapa da vida de José, ele não se resignou ou desistiu, mas soube se destacar em cada etapa da vida. Isso proporcionou que ele tivesse êxito nos momentos difíceis;
· Recomece sempre que for preciso. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. Fracassar não significa que você é um fracasso. Às vezes não podemos controlar o ambiente externo. Ele recomeçou na casa de Potifar e no cárcere;
· Aprenda a reconhecer a presença de Deus na sua vida e se consagre a Ele. Uma frase marcante na história de José, que demonstrava o grande segredo pelo sucesso dele é “... e Deus estava com José”.
Apesar de ter que esperar por 13 anos a realização dos seus sonhos, José experimentou uma repentina mudança em sua vida. Um dia dormiu prisioneiro e no outro acordou Governador. De repente, a conquista de seus sonhos pode estar mais perto do que você imagina. Por isso, não desista. Todo vencedor foi um sonhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário