" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Misericórdia em tempos de Sofrimento!

  1. TEMA
Misericórdia em meio ao sofrimento

  1. TEXTO
Lamentações 3:22-33.

  1. INTRODUÇÃO
Todo mundo, em algum momento da vida, se depara com a necessidade de tomar uma decisão. Pode ser motivado por duas coisas: as circunstâncias ou a ausência de significado. Você pode decidir pela estrada que conduz à mediocridade, a frustração e ao fracasso. A outra leva a grandeza, a satisfação.

O que faz algumas pessoas realizarem tantas coisas?
·         Histórico familiar?Ser criado em uma boa família?
·         Riqueza? Oportunidade? Ausência de dificuldades?

Há pessoas que já tiveram melhores oportunidades que você e se deram mal. E há
pessoas que tiveram piores condições que você e se deram muito bem. As circunstâncias realmente não têm nada a ver com a superação de sua história pessoal. As magoas do passado podem fazer você ficar melhor ou pior. A escolha é sua!

  1. DESENVOLVIMENTO

1)    Todo aquele que quer sair da estrada do fracasso precisa confessar, ao invés de encobrir. (Lm 3:22a)
a)    Em nenhum momento Jeremias encobre a realidade: da culpa do povo e das circunstâncias.
b)    A misericórdia do Senhor se revela no momento em que ele não nos aplica o castigo merecido.
c)    Cada fracasso que você encontra é uma oportunidade de tomar atitudes corretas, aprender com os erros e começar de novo. Paulo escreveu aos Filipenses:

"Esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" - Filipenses 3:13-14

2)    Apesar das dificuldades, Jeremias continua esperando por dias melhores (3:21)
a)    A esperança do povo estava morta, os sonhos destruídos, mas Jeremias sabia que Deus poderia restaurar a sorte do povo novamente. Lembrança de que estamos sob a mão de um Deus soberano, justo, fiel e, acima de tudo amável. Um Deus que é misericordioso, e da mesma forma que exorta, sustenta e auxilia nas horas difíceis.
b)     A palavra traduzida como misericórdia é hesed e significa aliança.
c)    Uma outra palavra, que vale a pena destacar, encontra-se no versículo 22. É a segunda palavra “misericórdia” do versículo que, em hebraico é “rahamim” e não “hesed”. A palavra “rahamim” pode ser entendida como um amor gracioso e bondoso, um amor profundo.
d)     Há pessoas que idolatram seus problemas.
e)    Se as circunstâncias frequntentemente o deprimem, então é bem possível que seja a hora de mudanças. Não da situação, mas da sua atitude. “Você precisa tirar o eu do fracasso” John Maxwell
f)     Se você chegou ao ponto mais baixo da vida, não tem a quem recorrer senão a Deus, erga seu coração e creia na Sua fidelidade.

3)    Deus não abandonará você! (Lm 3:22)
a)    Quando a crise nos abate, a primeira coisa que perdemos é a consciência da presença de Deus.
b)    Deus virá em seu socorro (vs. 24-25).
c)    Precisamos viver na perspectiva de desfrutarmos de algo melhor que o Senhor tem para nós (vs. 29 e 31).


  1. CONCLUSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário