" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1

"Sou a mesma pessoa, até mudar de idéia" (Dr Sócrates)


Me tornei torcedor do Corinthians graças a dupla formada por Sócrates, Casagrande e compania limitada, nos dando o bicampeonato paulista de 82/83 com a chamada Democracia Corintiana. Vibrei com ele na maior seleção brasileira que vi jogar na copa de 1982. Apesar dele mesmo reconhecer que não era um exemplo a ser seguido fora dos campos (digo isso sobre seus exageros na vida
pessoal) deu exemplo de luta pela democracia no Brasil e pela capacidade de pensar sobre a vida, política, etc. 


Sua frase acima nos faz pensar que, sempre que necessário, é preciso revisar nossos conceitos, ideias, valores, estratégias, etc. Nenhum de nós deveria se considerar um sistema hermético. É preciso entender que estamos em constante aprendizado. 


Não estarmos abertos para as mudanças não significa que vai fazer com que elas não aconteçam! O mundo está em constante transformação quer a gente queira ou não! Então, o melhor a fazer é estar preparado para cada vez que a vida nos exija uma reavaliação e uma nova postura.


Aprendi que, na vida, nem tudo é 8 ou 80 (as vezes é 7,5 ou 85, a escala pode ser menor ou maior ainda!). Precisamos ser flexíveis e promover mudanças sempre que elas sejam precisas.  Grande parte das pessoas preferem estacionar em uma zona de conforto (no trabalho, família, ministério, estudos, etc.) do que assumir riscos. Ter aversão a mudanças é muito comum. As pessoas querem evitar os traumas envolvidos naturais a todo processo de mudança. Também é comum a elas (os que nunca se arriscam) frases acompanhadas do pronome se:


Se eu tivesse feito.....
Se tivesse aceitado...
Como teria sido se....
Se...


No caso do Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o Dr Sócrates, sua tentativa de mudança de hábitos (no caso específico de sua saúde) acabou sendo tardia demais. Ele tentou , porém, já era tarde demais. Até nisso, ele nos deixou um grande exemplo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário