" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

E daí?




1   TEMA
E daí?

2  TEXTO
Lucas 12:13-21

    OBJETIVO
Vida Cristã

    INTRODUÇÃO
O texto fala de alguém que procura Jesus para arbitrar a seu favor numa herança. Eu mereço tanto como meu irmão pensa o homem. A partir daí surge a parábola do Rico Insensato. E antes de relatar a parábola um aviso quanto a ganância.
Vamos ver neste homem algumas ambições humanas:
     - Ter o bastante para não precisar de ninguém.
     - Viver uma vida boa, descansar... Curtir.
     - Comer e beber do bom e do melhor.
     - Divertir ou “alegrar-se”.
     Fale a verdade! A gente não quer uma vida dessas? ... Quem não sonha assim? Sejamos sinceros!
Ilustração: e daí? - Um jovem encontrou se com um amigo que não via a muito tempo. Enquanto ele voltava
a pé da Igreja o outro parou um carrão ao seu lado e passou a conversar com ele:
_ Como você vai?
_Tudo bem!
_ "Eu ganhei na mega sena acumulada" - disse o amigo do carrão - o outro amigo respondeu:
_E daí?
_E daí que agora eu posso viajar para onde eu quiser?
_E daí? Retrucou novamente o amigo.
_E daí que eu  conheci muitos lugares, muitas mulheres, comi do bom o do melhor....
_E daí? Insistia o amigo. 
_ E daí que eu sou mais feliz agora do que antes, acredito que eu seja mais feliz que você!
_ Eu acredito que não! Ter dinheiro e poder aproveitá-lo bem é muito bom, mas no final é só dinheiro. E quanto a eternidade?

5.       DESENVOLVIMENTO
a.       Pare de tentar impressionar os outros e descubra qual o propósito da sua vida? (Vs.15)
                                                               i.      Algumas pessoas não se contentam apenas em ter. Precisam demonstrar que possuem (vs. 16-18).
                                                             ii.      Deus está muito mais interessado no que você é do que no que você faz. Não é o que você possui que faz a diferença, mas o caráter e o seu amor que enche os olhos de Deus. Porque não levaremos a carreira para a eternidade, mas sim o caráter e o amor! (vs.15b)

b.      Aprenda a viver além de si mesmo (vs.16-19)
                                                               i.      A bíblia em nenhum momento condena a atitude de ser bem sucedido. O que Jesus repreende é a avareza. Ex José
                                                             ii.      Correr apenas atrás de dinheiro, fama, reconhecimento não é viver, é apenas existir. Ex. Salomão (correr atrás do vento).
                                                            iii.      Toda vez que usar seus talentos e habilidades, sua história de vida, experiências, tempo e energia para ajudar alguém é uma forma de servir a  Deus através das pessoas Você não pode servir a Deus diretamente, porque Deus não sente fome ou sede, não tem dores e nem tem crise conjugal. Só pode ser através do serviço prestado aos outros

c.       Inclua Deus nos seus planos (vs.20-21)
                                                               i.      Você não precisa de um cargo religioso para ajudar as pessoas (mordomia da influência). Você pode ajudar as pessoas com aquilo que Deus lhe deu!
                                                             ii.      Talvez você seja a única bíblia que muitos poderão ler!

d.      Construa os seus sonhos, mas não se esqueça de armazenar tesouros nos céus(vs. 21)
                                                               i.      No final Deus irá perguntar:
1.       O que você fez com meu Filho, Jesus Cristo? Deus não irá perguntar sobre seus antecedentes religiosos ou visões doutriná­rias. O único ponto importante será: “Você aceitou o que Jesus fez por você, aprendeu a amá-lo e a confiar nele?”.
2.       O que você fez com o que eu me dei? Você os gastou consigo mesmo ou os utilizou para os propósitos que Deus lhe deu?
                                                             ii.      Ilustração: jogo de Banco Imobiliário: o lema do homem da parábola era “Quanto mais eu ajuntar, mais seguro vou estar!”

6.       CONCLUSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário