" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

sábado, 12 de novembro de 2011

Humanizando a prática ministerial!

Apesar do adesivo tratar se de uma defesa da figura do Pastor como alguém sujeito a erros de julgamentos, falhas, etc. Eu gostaria de chamar atenção da necessidade de "nós" pastores tentarmos entender a vida e as realidades humanas.

Grande parte dos pastores que ingressam no ministério em tempo integral (modelo que acho o melhor para o cuidado do rebanho) acabam restringindo sua prática pastoral para os gabinetes e templos.

Se a igreja não se torna um elemento ativo na realidade social (não se abre para atividades que sejam extra religiosas e permanecem
fechadas quando não há cultos ou estudos bíblicos) seus líderes podem desenvolver uma cosmovisão desassociada da realidade presente. A igreja acaba se tornando uma bolha espiritual, e, enganando se que aquele estilo de vida praticado dentro do templo se reproduz na vida cotidiana da maioria das pessoas.

Talvez, se nós pudéssemos viver um pouco a realidade de nossos membros seríamos mais tolerantes. Nossas agendas não estariam tão lotadas de reuniões e atividades obrigatórias e poderíamos ser mais eficientes em nossa pregação, aconselhamentos, ensino, etc.

Os pastores poderiam andar mais de ônibus, trem, metro (as vezes em horário de pico) para entender a dura luta diária de suas ovelhas. Andar mais a pé, entre as pessoas não cristãs, e perceber como estão, de verdade, os valores e crenças de nossa época. Se frequentassem uma escola pública (desculpem puxar a sardinha pro meu lado) saberiam a verdadeira realidade de jovens e adolescentes: seus anseios, interesses, valores, entre outros. Se, ao invés de propagarem "sua unção especial"para cura e milagres nos templos e convivessem com a dura realidade dos hospitais públicos do Brasil, não somente orando pelos enfermos, mais ouvindo suas histórias, sua luta por um atendimento digno, o abandono de alguns por seus familiares, a dificuldade de se conseguir medicamentos, etc.  Creio que nossa mensagem e nossa pratica pastoral seriam diferentes. Até mesmo a preocupação de alguns em adquirir e possuir bens de consumo fora da realidade de sua membresia seria repensada.

Nós pastores precisamos nos lembrar de como era nossa vida sem Jesus e como era nossa vida antes de nos tornarmos parte do clero. É nesse processo de alteridade que passamos a compreender e sermos mais eficientes no cuidado do rebanho.

Nós pastores temos uma grande missão a cumprir e nunca é tarde para lembrar: Somente as pessoas é que vão durar para sempre.




5 comentários:

  1. Te admiro como pastor, pai, amigo e obrigado por me fazer acreditar que ainda é possível ter esperança!

    ResponderExcluir
  2. Pastor Sandro faz 2 anos que não frequento mais nenhuma igreja, um dos motivos foi de ver tantas injustiças cometidas por pastores em relação aos membros dentro das igrejas...sei que não tenho que olhar p isso...mas hoje já não tenho força nem vontade mais...lendo seu blog começo a acreditar que ainda existem bons pastores preocupados com o bem estar de suas ovelhas.

    ResponderExcluir
  3. Não da nem pra acreditar que esse pensamento vem de um pastor,
    nos dias de hoje, acredeço a Deus por telo como nosso Pastor.
    Um Grande abraço Sandro.

    ResponderExcluir
  4. Não da nem pra acreditar que esse pensamento vem de um pastor,
    nos dias de hoje, acredeço a Deus por telo como nosso Pastor.
    Um Grande abraço Sandro.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus levante mais obreiros com coração humano, que amem e se preocupem suas ovelhas, que saibam viver como uma delas! Pastor Sandro que Deus continue abençoando sua vida, dando ao senhor cada dia mais esta humildade de escrever o que vai no seu coração e desta forma fortalecendo a nossa esperança de que ainda tem pastores como senhor, comprometidos em fazer a vontade de Deus!

    ResponderExcluir