" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Coisas que eu não posso esquecer!


Em 31 de outubro de 1917, movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade, discutir-se-á em Wittenberg, sob a presidência do Rev. Pe. Martinho Lutero, o que se segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o poderão fazer por escrito. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Esse é o enunciado que precede as 95 teses que Lutero afixou nas portas da Catedral  de Wittemberg. Essa atitude marcaria o inicio de uma nova Igreja e o fim de uma época de trevas e
exploração dos povos da época. A Igreja oficial havia se unido ao Estado e por quase mil anos mergulhou os homens na ignorância e abusou da exploração deles através da cobrança de indulgências e cobranças pela contemplação de relíquias, num período que ficou negativamente conhecido como a “Idade das Trevas” da humanidade.

Passados 494 anos de história, faz se necessário lembrarmos e celebrarmos esse marco em nossa história (infelizmente, muitos cristãos vão ignorar essa data e celebrarão o Haloween). Os reformadores estabeleceram 5 princípios básicos para prática da vida cristã que norteariam as ações do Protestantismo. Ficariam conhecidos como os “Cinco Solas da Reforma Protestante”. Sem dúvida, esses princípios precisam ser reafirmados e relembrados para que os cristãos não estejam mais sujeitos as mentes manipuladoras daqueles que se aproveitam da boa fé e da generosidade do povo de Deus.

“Os cinco Solas da Reforma:

Sola Escriptura  ( somente as Escrituras)  – Os reformadores rejeitaram qualquer outra autoridade que não fosse a Palavra de Deus como norma de Fé e prática. Hoje, cristãos de origem protestante, além das Escrituras, baseiam e conduzem suas vidas pelas visões especiais e a autoridade de homens que distorcem a verdade da Palavra de Deus para seu bel prazer. Disse Martinho Lutero: “Fiz uma aliança com Deus. Ele não me mande visões, nem sonhos, nem anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante tudo que eu preciso para conhecer, nesta e na outra vida quanto o que há de vir”.

Sola Gratia (somente a Graça) – Numa época em que se podia alcançar a salvação pelo pagamento de indulgências, os reformadores por sua vez afirmaram que a salvação, toda ela, do início ao fim, é obra da graça. Os evangélicos modernos deturpam essa verdade estabelecendo novas formas de cobranças para se alcançar o favor de Deus.

Sola Fide (somente a fé) – Eles afirmaram que a justificação acontecia somente pela fé e não dependia de nossas obras. A igreja evangélica de hoje tem se tornado tão legalista que trocou  a fé pelo  desempenho e a performance aprisionando os homens pelo legalismo pragmático (aquilo que eu faço e deixo de fazer determinará minha salvação).

Solus Cristhus – para os protestantes não existe outro mediador entre Deus e os homens a não ser Jesus Cristo.  Hoje em dia é corriqueiro o culto as personalidades evangélicas e a busca de alguns de seus líderes por títulos de autoridade (Bispos, Apóstolos, Patriarcas, etc.) exigindo o respeito inquestionável como “autoridades espirituais” e alguns abusando da fé e da boa vontade alheia sentem se no direito de condenar ou “amaldiçoar” aqueles que discordam de seus “pontos de vista”.

Soli Deo Glori (a Glória somente a Deus) - Os reformadores foram enfáticos em dar toda glória a Deus, reconhecendo que tudo provém dEle, por meio dEle e para Ele. Não podemos admitir que essa Glória seja dividida por denominações, personalidades, métodos, etc.

 Hoje é um dia importante para aproveitarmos e refletir sobre a Igreja e seus rumos. Afinal, nossa história foi construída pelo sacrifício de muitos mártires e o legado de cada um deles tornou possível que o evangelho, puro e simples, nos alcançasse em nosso tempo. Qual é o legado que pretendemos deixar para as próximas gerações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário