" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Seja crente mas não seja burro!

Resolvi parafrasear uma música punk que gostava de ouvir na juventude. A música dizia estridentemente no seu refrão: "Seja punk mas não seja burro"! alertando os jovens seguidores do movimento a não serem manipulados, ou ainda, levados a pensamentos distorcidos sobre os próprios ideais que defendiam. Faço me valer dessa paráfrase, porque, um dia desses pela manhã
(como gosto de acordar cedo, geralmente as 06:00h) ao invés de assistir o telejornal como habitualmente faço, resolvi assistir um programa de um famoso televangelista. Esse "grande homem de Deus" (eu aprendi certa vez um trocadilho: Se é grande não pode ser servo e se é servo não é grande) estava vociferando contra outro "grande homem de Deus (idem anterior). O motivo do debate era, segundo ele, para tratar de assuntos teológicos que foram distorcidos pelo outro.
Na verdade, o que acontece em nossos dias é que os crentes (gosto dessa nomenclatura) acabaram virando um grande mercado consumidor. Nos bastidores, e as vezes ao vivo sem o menor pudor, esses "grandes" disputam para conseguir horário nas emissoras de TV. Disputam também as generosas ofertas, que pra mim, não deveriam ser consideradas santas apenas pelo fato de serem oferecidas à Deus, mas também por fazerem parte do esforço de pessoas que trabalharam duro, aguentaram o mau humor do chefe, fizeram o que não gostaram e, com muito sacrifício, separam uma parte para investir no Reino de Deus.
Se você já foi em um culto ao vivo dessas personalidades evangélicas, então sabe que são gastos de 20 à 40 minutos do tempo que deveria ser oferecido ao culto a Deus para vender todo tipo de produto: CDs, DVD's, viagens a Terra Santa, Livros, camisetas, etc...
No discurso de abençoar sua vida, saem de bolsos cheios e não oferecem um pouco de atenção a multidão sedenta que, em vão, tentam abordá-los para um conselho ou uma oração. Para piorar as coisa, essas discussões na TV acabam se transformando em uma batalha na Internet, nas igrejas, na conversa em família, etc., e os crentes acabam se comportando como membros de torcidas organizadas rivais. Quem perde somente é o Reino de Deus.
Enquanto discutem "teologicamente" a mensagem de ambos os lados são tão parecidas: auto ajuda, prosperidade, vitória (creio que Deus pode fazer tudo isso, mas a vida cristã é muito mais do que isso) e travam longas batalhas contra satanás e seu Reino. Poderiam falar mais sobre a Graça de Deus, sobre a Cruz, a Esperança Eterna, a necessidade de alcançar um mundo perdido em trevas....
Se pudesse dar um conselho àqueles que com seriedade têm procurado servir a Deus e permanecer puro num mundo cada vez mais caído eu diria: Seja crente mas não seja burro! Você é muito mais que um consumidor cristão ou um "paciente" no divã da teologia "água com açúcar" desses "grandes teólogos". Você também é muito mais que um caixa eletrônico! Pense nisso!

5 comentários:

  1. Fera demais esse Post!

    Curti!!!

    Um abraço Corinthianinho ;)

    ResponderExcluir
  2. glória a Deus!!! concordo plenamente... o Evangelho hoje tem sido mto distorcido e superficial.
    Jesus deixou missões incríveis aos discípulos, q mtas pessoas nas congregações desconhecem e se apoiam apenas no "consolo".
    Q o Senhor abra os olhos do Seu povo e tire da ignorância!! o/
    abraço pr Sandro!

    ResponderExcluir
  3. A paz Pr. Gostei da mensagem, nesse momento não sei nem o bicho que sou rs rsss.
    O blog está ótimo que Deus te abençoe e te de forças, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Era esse o assunto em família ontem Pr. e realmente devemos ser crente e não burro para não cairmos nas astutas ciladas do diabo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais deste post Pr. Sandro! É isso mesmo! seja crente, mas não seja burro! Deus continue te usando no reino dele.

    ResponderExcluir