" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

domingo, 25 de setembro de 2011

Pássaros de asas quebradas!

Existem Igrejas que parecem gaiolas e existem igrejas que nos ensinam a voar! Diego Fabiano Carvalho.

Essa frase ouvi em um treinamento que fiz hoje para professores cristãos. Apesar do preletor passar rápido por ela, como uma enxaqueca, ela ficou martelando em minha cabeça.
Algumas denominações acreditam que um bom sistema de controle (faça isso, não faça aquilo) é a melhor maneira de garantir a pureza do rebanho. Me fez lembrar também do livro de Rubem Alves "Religião e Repressão". Em dado
momento o autor nos lembra que a religião nos chama para sermos livres e depois tenta nos prender. Como o Senhor Jesus nos disse: foi para sermos livres que Ele nos chamou. A descoberta da nova vida em Cristo deveria nos fazer sentir libertos daquilo que antes nos aprisionava: nossos medos, pecados, a necessidade constante de aprovação ou adequação aos modismos e convenções sociais para impressionar os outros, etc. A vida cristã deveria ser gozada com prazer. Davi no Salmo 1, ao fazer referência as disciplinas espirituais usa expressões como prazer, feliz é o homem e, em outro Salmo, ao se referir sobre o sentimento que possuía ao ser convidado para ir ao templo disse: "alegrei-me". Não usava frases do tipo:  "servir a Deus é estreito!", ou ficava com o rosto desfigurado ao praticar o relacionamento com Deus. Quem gostava deste expediente eram os fariseus e nosso Senhor nos alertou para não sermos como eles. Para mim, o legalismo é o pior pecado que podemos cometer por tratar-se de auto-expiação. Ele tenta anular a graça de Deus com a tentativa de achar que podemos fazer alguma coisa para sermos salvos ou para sensibilizar a Deus com o nosso sacrifício. O legalista acha que ele é a força que move o favor de Deus. Não consegue entender que é de graça. Se importa com o volume das suas orações, com a escolha das palavras certas, com a indumentaria certa. Alguns usam roupa de crente, falam como tal e até usam crentexona para ter cheiro de crente. E no entanto muitos são vazios, sem vida, sem esperança, sem graça (literalmente) e candidatos para engrossar as fileiras dos crentes fora da comunhão, afinal, o legalista é cruel e rigoroso  não apenas com os outros, mas também consigo mesmo.
Como um pássaro domesticado, o legalista possuí asas, sabe voar, já sentiu o prazer da liberdade, mas, necessita do conforto da gaiola e de alguém que lhe traga a comida. Ele desaprendeu a ser livre! Liberdade significa a possibilidade de ser devorado pelos seus predadores, de ter o compromisso de buscar a própria comida e isso demanda correr riscos.
Eu detestaria viver "engaiolado". Prefiro fazer meu voo livre, porém responsável, entre as "serpentes", com a esperança que elas também se tornem "pombos" (a metáfora não é minha é de Jesus).

Lembre: se o Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres!

Um comentário: