" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Deus se importa com você!

Texto: Mateus 16:13-20

A História de Pedro é daquelas que encantam pela beleza de podermos perceber a Graça de Deus em ação.
Apesar de conhecido por esse nome, o nome original de Pedro era Symeon (Simeão). Um nome comum nos tempos bíblicos. Simão era uma variante da grafia desse nome. O sentido de seu nome era "audição" (devido a experiência de Lia que cria que o Senhor tinha ouvido sua oração - Gênesis 29:33). O Senhor o chamou de Pedro que em grego significa "pedregulho" é o equivalente aramaíco "Cefas" que quer dizer "Rocha".
Simão era um nome que podia representar bem quem ele era - um homem comum (tinha uma profissão
 comum, morava numa cidade comum...). Pedro ou Cefas estava projetando o que Deus desejava para seu futuro. Uma rocha!
E você? Já parou pra pensar que você ainda não é quem Deus espera que você seja ou que você ainda não esta vivendo os planos de Deus para sua vida? (Jeremias 29:11) Como Deus começou a mudar a sorte de Simão?
  1. Deus encontrou em Pedro um coração disponível! - Jesus viu que Pedro tinha um enorme desejo de servi-lo (Lucas 5:9-11). Apesar daquele ser um dia de frustração para Pedro (Havia pescado a noite inteira e não pegado nada) o Senhor renovou suas esperanças e maravilhado com Ele, largou tudo e o seguiu.
  2. Pedro passou a fazer parte do circulo intimo de Jesus - Pedro, juntamente com Tiago e João, fizeram parte de momentos importantes na vida e obra de Jesus que os outros discípulos não tiveram a mesma oportunidade. Além disso, tornou se porta voz dos 12.
Mas, assim como nós, Pedro depois de um começo intenso (chamamos isso de primeiro amor) demonstrou oscilações no seu caminho com o Mestre. O texto de Mateus 14:22-33 pode bem ilustrar como foi sua vida com Jesus. Ora andando por sobre as águas, ora precisando da mão Dele para permanecer em pé. Com o tempo, o coração de Pedro começou a se afastar do Mestre. Pedro tinha muita disposição, mas o seu coração não era mais o mesmo (Mateus 26:57-68; Lucas 22:31-34; João 13:36-38). Depois da crucificação, Pedro volta para praia (Mateus 26:57-58; João 18: 12-24). Em outras palavras, ele volta a sua velha vida. Nessa trajetória - entre a paixão e a frieza espiritual - podemos perceber alguns sintomas.
  • Perda do senso de dependência ( João 18:10) - achamos que podemos tudo. Estamos sempre certos e a última palavra é a nossa. Deixamos de ser a vara e queremos ser a videira. Trocamos a plenitude de Cristo pelo eu. Somos incapazes de reconhecer os planos de Deus mesmo estando diante deles;
  • Perda da pureza doutrinária (Mateus 26:74) - trocamos a Glória de Deus pela glória dos homens. Abrimos concessões; fazemos o que outrora condenavámos; perdemos a noção da autoridade da Palavra de Deus;
  • Perda do primeiro amor - não há mais fervor nas disciplinas espirituais (quando ainda existem); tornamos frios e insensíveis; incrédulos e apáticos. Trocamos a Casa de Deus pela nossa casa (João 21:1-2);
  • Perda das obrigações morais - nos soltamos. Fazemos concessões a carne. Em vez de não nos conformarmos com o mundo (Romanos 12:1-2) não nos conformamos com o conselho de Jesus de negarmos a nós mesmos (Lucas 9:23).
Para sair do fundo desse poço é preciso fazer algo. Não o impossível. Apenas o possível. O impossível corre por conta de Deus. As coisas que precisa fazer são simples, porém são fundamentais:
  • Entre com o desejo -  esse é o início de todo o processo. Lembre se do lamento de Jesus sobre Jerusalém (Mateus 23:37). Ele deseja reestabelecer a comunhão com você e você só precisa desejar também;
  • Entre com o pedido -  comece a orar perseverantemente a Deus para sair dessa situação;
  • Lembre se de onde, quando e como começou a crise que te deixou desapontado - você precisa pegar o fio da meada outra vez. Foi este o conselho de Jesus áquele que havia abandonado seu primeiro amor (Apocalipse 2:5);
  • Confesse tudo - não é para confessar apenas o pecado mais grosseiro ou os pecados mais leves. Fale tudo. Conte a Ele sobre suas inseguranças; as pequenas concessões; a falta de ânimo; a vergonha de voltar. Deixe Ele jogar tudo no mar do esquecimento e ajudá-lo a superar as adversidades;
  • Renove a Aliança - comprometa-se de novo. Faça novamente as coisas que fazia no passado;
  • Deixe o resto com Deus - Este "resto" é o mais difícil, mas Deus o fará. Ele vai curar suas feridas, cuidar das cicatrizes, consertar os traumas, recuperar o tempo perdido, devolver a alegria e acalmar seu coração.
Pedro se tornou um dos Apóstolos mais importantes do cristianismo,e aquele que era apenas um pescador da Galiléia tem seu nome lembrado e influencia pessoas mesmo depois de mais de dois mil anos. Quais serão os planos de Deus pra você?
Deixe aquele que come
çou a boa obra em você completá-la!

Pr Sandro

2 comentários:

  1. Que benção Pr. falou muito ao meu coração.
    Que Deus continue te capacitando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tivemos a oportunidade de ouvir a mensagem ao vivo, falou muito conosco profundamente.

    ResponderExcluir