" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Acertando o alvo...de novo!

"Desviado" [definido pela religião]: O sujeito que deixou de frequentar a igreja.
"Desviado" [definido por Jesus]: O sujeito que, a caminho da igreja, "desvia-se" do homem caído à beira do caminho. - Alexandre Godinho

Esta frase eu retirei do perfil de uma pessoa no Facebook. Ela me fez lembrar as infelizes estatísticas sobre o número de pessoas que estão deixando de congregar nas Igrejas. Segundos dados da Sepal - Serviço de Evangelização Para América Latina - cresce a cada dia o número de sem Igrejas. Dados confirmados pela última estatística da FGV - Fundação Getúlio Vargas - sobre o novo perfil da religião no país.
O que me assusta não são apenas o crescimento desses números, mas o perfil e as razões. De acordo com
estatísticas do pastor mineiro Sinfrônio Jardim Neto, Líder do Ministério "Jesus não desistiu de você" numa igreja de 10 anos de funcionamento que tenha mantido uma média de 200 membros viu passar em seu rol ao longo dessa década o dobro desse número. Ou seja, para cada cristão em  comunhão, temos dois fora da comunhão. Muitos afastaram se vítimas do abuso espiritual (comum em nossos dias). Enganados por promessas não cumpridas, envolvidas por líderes carismático ou enxergadas apenas como mão de obra para realização de projetos "espirituais" (alguns faraônicos) e depois descartadas, etc. São pessoas que não fizeram uma visita apenas, mas que eram parte da igreja; haviam se batizado, participado das programações, se converteram, amam a Deus, contudo, decepcionadas, não encontram forças para voltar a comunhão. Assim como nos dias de Jesus é preciso que a Igreja se aproxime novamente dessas pessoas, e assim como o Samaritano, possa oferecer azeite e bálsamo para suas feridas. Precisamos voltar a enxergá-las como disse  Nosso Senhor - como pessoas que eu devo amar assim como amo a mim mesmo. Sem ficar fazendo muitas perguntas (O que aconteceu? Porque você se afastou? Foi por causa do pecado?). Deveríamos ser como o Pastor que encontra a ovelha perdida, como a mulher que encontra sua dracma ou como um pai que aguarda ansiosamente no portão a volta do filho perdido. Deve haver em nós um interesse sincero e uma busca incessante para termos esses irmãos novamente em comunhão e uma verdadeira festa ao reencontrá-los.

3 comentários:

  1. Deus abençoe grandemente a sua vida e sua família!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pr. Sandro, a Paz do Senhor!
    Saudades de todos vcs! E a Alessandra e a Sofia estão bem?
    Gostei muito do seu blog! Vou acessar mais vezes.
    Eu também tenho um blog. Escrevi sobre a chegada do nosso filho - Pedrinho, lá (dê uma olhada nos arquivos de abril).
    Um grande abraço a todos.
    Que Deus os abençoe.
    Com carinho,
    Adelisa, Rogério e Pedrinho.

    ResponderExcluir
  3. http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com/

    ResponderExcluir