" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um bom conselho!


Sempre que um seminarista me pede um conselho para que tenha êxito no ministério e na vida, eu rapidamente respondo: Leia muito.

Leia a bíblia, afinal de contas é ela que vai ser seu instrumento de trabalho pelo resto da sua vida ( parece um conselho óbvio, porém em uma pesquisa divulgada pelo Portal Creio, 51% dos pastores brasileiros
declaram nunca terem lido a bíblia toda). Mas, não apenas para preparar sermões e estudos bíblicos. Mas, também para  ter prazer e alegria conhecendo a vontade de Deus.

Peço que eles também leiam bons livros. Aqueles que vão ajudá-los a conhecer os seres humanos e sua complexidade, como também aqueles que o ajudaram a entender a si mesmos. Que leiam o jornal do dia  ou uma boa revista semanal para estarem sempre bem informados do que está acontecendo a sua volta. Que possam apreciar também a leitura de um livro de poesia ou de um autor clássico (gosto de Machado de Assis e Graciliano Ramos).

Que possam também aprender a ler aquilo que está além das palavras. O que as pessoas não conseguem dizer por medo ou vergonha. Que também saibam ler os tempos e a sociedade onde vivem. Isso os ajudará a entender a vida real das pessoas (se fizéssemos isso com mais afinco, talvez seríamos mais compreensivos e menos intolerantes).

Esse é o meu conselho. Leia muito. A ignorância é a pior doença de uma sociedade, e a que gera mais males.


Nenhum comentário:

Postar um comentário