" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Precisamos de modelos!

"Na falta da excelência, a mediocridade domina". (Charles Swindow)

Não somos seres originais. Todos nós, sem excessão, somos influenciados pelo meio em que vivemos. A influência pode ser positiva, nos dando diretrizes que nos conduzirão a maturidade, ampliação da nossa cosmovisão, aperfeiçoar nossos relacionamentos, caráter, etc., também pode ser negativa, induzindo outros a comportamentos destrutivos, levianos, que
corrompam ou subvertam princípios norteadores da vida e convívio humano.
As pessoas aprendem muito mais com o que fazemos do que com nosso discurso. Vivemos hoje, uma ausência de referenciais, ou, dos exemplos irreais da dinâmica da vida e da convivência humana.
Hoje, um "vestibular" para ingressar na "faculdade" das celebridades instantâneas está mais concorrido que o das Universidades Estaduais e Federais. O que muitos políticos estão fazendo na vida pública é o mesmo que fazem na "privada". Falamos de ética e defendemos a necessidade de sua prática, mas quando vai fazer um almoço de negócios pede uma Nota Fiscal maior do que o valor daquilo que foi consumido. Levamos para casa todo tipo de material do escritório: clipes, canetas, papel sulfite, etc..Compramos produtos piratas, mas insistimos para nossos filhos não "piratearem" suas notas colando de alguém. Instruímos para não usarem o celular durante a aula, mas falamos ao celular enquanto estamos dirigindo; pedimos para os jovens respeitarem os mais velhos contudo, não titubeamos em estacionar na vaga reservada para os idosos.
Falamos que Jesus Cristo pode mudar a vida de alguém quando a nossa própria vida não comprova a tese. Falando nisso, qualquer cristão que esta praticando as coisas básicas da ética e da moral cristã se tornou um exímio cristão (coisas como: cumprir horários e compromissos, contribuir fielmente, ser um bom pai, mãe, filho,  praticar os meios da graça, etc.  - e se fizerem isso com regularidade podem ser até beatificados).
Um mundo melhor só poderá ser construído por pessoas melhores. Que tal começarmos pela nossa própria casa; com as pequenas coisas, e deixá-las ecoar em nossa sociedade. Sei que pode levar tempo, mas tenho certeza que valerá a pena!

Um comentário:

  1. Parte do que me tornei devo a este escritor, sei que preciso continuar nessa caminhada, abraço Pr.

    ResponderExcluir