" Se o Cristo se encarnou para salvar a humanidade, então, tudo que nos desumaniza não pode ser divino." Pr Sandro

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Valores perdidos dentro de casa!

Texto: Lucas 15:8-10

Quando estamos nostálgicos e queremos rememorar lembranças, geralmente, nossas melhores memórias são referentes a momentos que vivemos com algum dos nossos familiares. Por mais que alguém tenha se realizado profissionalmente, academicamente, ou se destacado de alguma forma, os momentos felizes vividos em família nos marcam de maneira especial!
O contrário também é verdadeiro. As dores mais agudas, nossos piores traumas são provocados dentro da nossa própria casa!
O texto em questão fala sobre perdas. A dracma era uma moeda grega. Seu peso era de três gramas e
quinhentas e seis miligramas, e o seu valor correspondia ao denário romano, ou seja, o trabalho de um dia.
Entretanto, a dracma não tinha apenas um valor monetário. Alguns comentaristas afirmam que o conjunto de dez dracmas formavam um colar que simbolizava o compromisso da mulher com seu cônjuge. As dez dracmas, assim, possuíam  um valor sentimental, espiritual e familiar. Por isso, o texto discorre a preocupação da mulher ao perder uma dracma, mesmo tendo as outras nove.

Desenvolvimento

  1. A perda de apenas um dos "valores" compromete o "valor" todo! - Infelizmente, vivemos dias em que alguns valores estão se perdendo dentro dos lares: respeito, carinho, convivência, espiritualidade, etc.
  2. Como reencontrar valores perdidos dentro de casa? Você precisa saber o que foi perdido, e assim que identificar, iniciar a busca por ele. Cuidado que, se negligenciar aquele que foi perdido, você pode estar dando uma chance para perder o 2º, 3º, etc.
  3. Assuma a responsabilidade por reencontrar os valores perdidos - note que os verbos da parábola estão todos em 1ª pessoa: "eu perdi, eu achei". 
  4. Acenda a candeia - o texto afirma que a primeira atitude dessa mulher quando notou a falta da dracma foi acender uma candeia. As casas da Palestina eram escuras, com o pé direito alto e quase sem janelas. Ela chega a conclusão que era impossível encontrar algo no escuro. Se há algo perdido precisamos acender a luz: 
  • Jesus afirmou - "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andara em trevas, pelo contrário, terá a luz da vida". 
  • Palavra - o salmista percebeu que a Palavra de Deus é poderosa para nos guiar em segurança: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para meus caminhos". 
    5.  Remova tudo que possa impedi-lo de encontrar os valores perdidos - o texto afirma que depois de ter                   acendido a candeia a mulher logo providenciou uma vassoura e passou a varrer a casa. Levantou a poeira, tirou os móveis do lugar, abaixou se para encontra-la. Quais são as razões para você não começar agora mesmo? Alguns alegam o cansaço do estilo moderno de vida. Isso pode estar acontecendo, então, reorganize seu estilo de vida."Nenhum sucesso fora de casa justifica nosso fracasso dentro de casa" (Josué Gonçalves).

    6.  Busca diligente - o evangelista diz que a mulher procurou diligentemente até encontrar. Isso quer dizer:
  • Busca incansável - ela não descansou enquanto não achou a dracma. Não desista nas primeiras tentativas. Volte a ter paz e harmonia na sua casa! Faça tudo que estiver a sua disposição.
  • Busca meticulosa - Ela buscou em todos os cômodos, observando calmamente cada parte. Não procure os problemas apenas nas atitudes dos outros, ao invés disso, seja o primeiro a tomar atitudes de mudanças.
  • Busca perseverante - Ela só parou quando encontrou aquilo que estava perdido. Só uma coisa parou aquela mulher. A vitória. 
Conclusão

Quando reencontramos os valores perdidos e voltamos a ter novamente alegria em casa, podemos fazer como a mulher da parábola, promover uma grande festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário